top of page

 

Ano Santo da Misericórdia

   O Papa Francisco definiu, para o próximo dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o início do Ano Santo da Misericórdia. Na bula Misericordiae Vultus ["O Rosto da Misericórdia"], Sua Santidade ressaltou a grandeza da misericórdia divina e, ao mesmo tempo, a importância de os fiéis aplicarem em sua vida a virtude da misericórdia.

 

    Assim sendo, essa virtude supõe um desnível entre as pessoas em questão: não pode haver misericórdia entre Deus Pai e Deus Filho, já que ambos são Pessoas Divinas; é só quando Deus Se volta para as Suas criaturas que se pode falar de misericórdia. Esta se manifesta em nossa criação, quando Deus nos dá a existência, e também em nossa caminhada como cristãos, pois, quando caímos no pecado, Ele vem ao nosso encontro e nos oferece o Seu perdão, a remissão de nossas culpas.

 

     Outra coisa a considerar é que a virtude da misericórdia ultrapassa a realidade da justiça. Esta consiste em "dar a cada um o que lhe é devido". A misericórdia, porém, não se trata de "pagar o que se deve", mas de dar com abundância, sem medidas. Deus, quando exerce Sua misericórdia para conosco, não nos trata de acordo com os nossos méritos. "Se levardes em conta nossas faltas – canta o salmista –, quem haverá de subsistir?" (Sl 129, 3).

 

Leia mais em: https://padrepauloricardo.org/episodios/ano-santo-da-misericordia

Natal da Igreja Menino Jesus de Praga!

bottom of page